
Sobre | Parceiro | Materiais e resultados | Notícias
AUTONOMOUS, An intelligent UbiquiTOus solutioN fOr MultimOdal daily living procedUreS tracking in people with dementia
Sandra e Lucas partilham um ritual íntimo. Todas as manhãs, Lucas levanta-se cedo, dá de comer ao gato e prepara uma chávena de café para a Sandra, quando acordar. Ela reparou que algo não estava bem quando a rotina deixou de existir. Uma manhã, encontrou Lucas na cozinha, com dificuldades em saber o que fazer com os grãos de café. Lucas estava a experienciar um dos primeiros sintomas de demência e, gradualmente, deixou de conseguir ser ele próprio de forma independente. O seu neurologista sugeriu que eles experimentassem o AUTONOMOUS, um sistema que permite que pessoas com demência realizem atividades diárias de forma independente. Lucas ficou contente por descobrir que funcionava no seu smartwatch e que o sistema era tão subtil que, nos dias bons, quase não dá por ele. Nos dias maus, torna-se mais ousado, encontrando formas alternativas de comunicar com ele, assegurando que Lucas ainda se pode expressar através de atividades significativas, como preparar o café de manhã.
Sobre o projeto
O projeto AUTONOMOUS procura apoiar pessoas com demência a realizar atividades diárias de forma independente e com sucesso. O projeto visa criar um sistema que rastreie as ações humanas e detete anomalias durante a realização dessas atividades. O AUTONOMOUS permitirá que pessoas com demência completem tarefas usando um smartwatch, recolhendo informações como movimento, som e voz, e fornecendo instruções sobre as ações a realizar e como as realizar.
Discreto ou Ousado: Nas fases iniciais da demência, o Sistema comportar-se-á como um companheiro discreto e silencioso, aprendendo com o comportamento e ambiente das pessoas. À medida que a pessoa passa para as fases intermédias da demência e o sistema deteta uma mudança significativa no comportamento (por exemplo, interrupções ou omissões de tarefas), o AUTONOMOUS apoia mais ativamente, tornando-se mais ousado e usando várias pistas como vibração, som, imagens e muito mais, para se adaptar às diferentes preferências e necessidades das pessoas.
Design Colaborativo: O desenvolvimento de uma solução inteligente em conjunto com pessoas com demências e os seus familiares, cuidadores e profissionais de saúde, permitir-nos-á caracterizar as necessidades reais das pessoas, reunir requisitos para o desenvolvimento e compreender as várias tarefas em que o sistema pode apoiar, as diferentes formas de o sistema comunicar e se este funciona ou não. No final, a solução será também validada para avaliar o seu desempenho no apoio a pessoas com demência na realização das suas atividades diárias, promovendo assim a sua independência e a qualidade de vida.
Tecnologia:
Aplicação para smartwatch e smartphone para pessoas com demência.
Aplicação para o computador para cuidadores formais e informais.
Repositório de tarefas ativamente, automaticamente e continuamente adaptado a todos os indivíduos.
Unicidade
Tecnologia inteligente inovadora e validada para acompanhar atividades, identificar momentos de incerteza e detetar desvios.
Aplicação de apoio em tempo real para auxiliar a completar uma tarefa, incorporada em vários dispositivos.
Desenvolvido em colaboração com pessoas com demência, permitindo a personalização de necessidades variadas (névoa mental), progressão da doença (déficits de memória, linguagem e perceção visual) e preferências (que pistas preferem).
Integrar com a tecnologia disponível no mercado para motivar a adoção pelas pessoas.
Apoio discreto, não paternalista e não estigmatizante.
Objetivos
Ter um impacto significativo na vida de pessoas com demência.
Fornecer pistas personalizadas para ajudar pessoas com demência a realizar atividades diárias.
Beneficiar os indivíduos, as suas famílias e a sociedade como um todo.
Melhoria da qualidade de vida.
Menos stress para os cuidadores.
Redução dos custos dos cuidados de saúde.
Explorar o potencial da tecnologia para apoiar pessoas com demência.
Retardar a institucionalização.
Aliviar algumas das responsabilidades dos cuidadores.
Restaurar um certo grau de autonomia das pessoas com demência.
Aliviar a pressão sobre o orçamento dos programas nacionais de saúde.
Contribuir para:
Compreender a capacidade para realizar atividades diárias.
Avaliar o nível de independência de uma pessoa com demência.
Crucial para fazer um diagnóstico e avaliar as alterações ao longo do tempo.